A aprendizagem significativa através das tecnologias digitais
A possibilidade que as tecnologias digitais têm de despertar curiosidades e, com isso, interesses acerca das
novidades, cuja velocidade contribui para uma constante atualização,
proporciona a todos nós, futuros educadores, uma grande ferramenta educativa a
ser explorada.
Muitos docentes ainda não sabem como utilizar
as tecnologias a serviço da educação por acharem que elas dispersam muito. Porém,
as múltiplas maneiras de como o material a ser pesquisado estão disponibilizados
podem agradar aos mais variados gostos, o que colabora para uma adesão maior de
alunos, os quais depreendem de maneira significativa as informações ora solicitadas.
Caso a plataforma a ser consultada seja particular do educador, cabe a ele desenvolver os conteúdos de modo que os discentes se sintam familiarizados a partir de suas experiências socioculturais, respeitando as singularidades de cada grupo social. Muitos alunos dispersam do foco principal quando a tarefa a ser feita não traz significação alguma, ou seja, não há identificação com o material disponibilizado.
Caso a plataforma a ser consultada seja particular do educador, cabe a ele desenvolver os conteúdos de modo que os discentes se sintam familiarizados a partir de suas experiências socioculturais, respeitando as singularidades de cada grupo social. Muitos alunos dispersam do foco principal quando a tarefa a ser feita não traz significação alguma, ou seja, não há identificação com o material disponibilizado.
Portanto o docente deve ter todo um cuidado com o trabalho
pedagógico a ser posto em prática. Não deve direcionar seus esforços para inserir apenas conteúdos formais, como se todos, de modo generalizado,
tivessem a capacidade subjetiva de recebe-los de maneira padronizada. Isso já
foi provado que não funciona mais nos tempos atuais.
Enfim, antes de qualquer proposta conteudista, os esforços
para o sucesso na inserção dos alunos nas plataformas digitais, devem
enveredar-se, acima de tudo, para uma reflexão acerca da condição humana deles
e enxergá-lo como um ser multideterminado, sócio histórico e biológico, que
aglutina tudo isso de maneira singular e que seus comportamentos são reflexos
do contexto sociocultural em que vivem. Deste modo, ao desenvolver atividades
que serão produzidas pelas vias tecnológicas, os educadores devem pensar em
temas que aproximem seus alunos de suas respectivas realidades, pois ao tomar consciência de
que para educá-los é preciso transformá-los em cidadãos conscientes e
orgulhosos de suas origens e seus percursos, os profissionais não terão
dificuldades em cobrar resultados e nem os discentes terão dificuldades
depreender os assuntos propostos.
Excelente postagem, gostei muito, principalmente do último parágrafo e concordo plenamente na sua proposta que os educadores devem problematizar a respeito das respectivas realidades deles,afinal devemos nos conhecer primeiro para depois conhecer os outros.
ResponderExcluiro "tornar consciente das suas origens" é uma necessidade que permeia a educação em suas três modalidades (formal, não-formal e informal). quanto a realidade concordo plenamente e tenho m questionamento de o quanto devemos nos dispor como educadores e até onde devemos ir? como vamos conseguir com esse sistema educacional?
ResponderExcluirFalo em "tornar conscientes de suas origens" no aspecto de que esses alunos valorizem seus espaços sociais, que ganhem vozes,que sejam ouvidos e que, acima de tudo, se sintam ouvidos. Acredito que poderia ser um caminho se o professor conseguisse levar aos discentes conteúdos que aproximasse-os de suas realidades e que os fizessem refletir, dando liberdade para cada um expor suas respectivas interpretações para, a partir daí, conduzi-los a problematizar soluções que permitam à uma mudança. Talvez pareça difícil, ou seja realmente. Mas as tecnologias digitais podem ajudar a problematizar esses conteúdos, se, por exemplo, for lançado algum tema que geraria polêmica em sala de aula, mas que poderia ser mais fácil para um grupo de alunos construir e publicar suas reflexões através de uma plataforma digital.
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eu entendi leila e concordo plenamente, faço essas perguntas por causa da mudança de sistema governamental que tivemos. as vezes parecem que as portas do caminho melhor e mais livre, só se fecham.
ResponderExcluirespero que nossa geração de professores consiga fazer essas mudança, e não só introduzir o seu mundo dentro do aluno, que como você diz: Isso já foi provado que não funciona mais nos tempos atuais. mas que respeite e facilite ao aprendiz a ser autor da sua historia com visões firmes.
como só tenho vontade de trabalhar com alunos os quais o sistema chama de "problemáticos", acho incrível como o modo deles de pensa, é exatamente padronizado nos conformes do capitalismo, e o como é difícil mostrar-lhes outro mundo pela cauterização psicológica a que foram acometido ( as vezes tenho essas duvidas que ecoam dentro de mim com a capacidade de me deixar perplexa mas não desanimada).
quanto ao seu texto, esta bem reflexivo e marcante. já li umas três vezes e ainda não consegui refletir ele todo.
está otimo.