sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Cibercultura e educação

Resultado de imagem para cibercultura

Atualmente, as tecnologias empregadas a serviço da comunicação humana têm servido não apenas para aproximar pessoas, mas também foca em facilitar, o máximo possível, as dificuldades que surgem com a falta de tempo provocada pela aceleração das atividades rotineiras. Essa nova realidade serve como um motor propulsor para que indivíduos, inspirados em suas experiências, lancem em velocidade máxima soluções tecnológicas que inovem na maneira de tratar o problema.

Além do mais, há uma grande demanda de pessoas sedentas por novidades, as quais acabam promovendo uma interação por meio da inteligência coletiva, o que faz do espaço cibernético um verdadeiro “espaço social” Lévy(1999). Portanto, este parece tornar-se a peça motriz para o surgimento de um novo tipo de movimento cultural: a cibercultura.

A partir deste movimento, é possível interagir, trocar ideias, experiências, tanto positivas, quanto negativas, podendo, ainda, ser muito útil a adoção desses espaços para inovar em práticas educacionais.

 Sendo assim, os profissionais da educação devem, a princípio, se desprender de qualquer preconceito e busquem direcionar suas energias no sentido de se atualizarem, de modo que possam adotar de forma criativa em suas práticas educativas, as culturas das redes cibernéticas para motivar seus alunos a aprender de maneira prazerosa, uma vez que o público majoritário que frequenta essas tais redes são formados por jovens.   

2 comentários:

  1. Muito bom o texto Leu, foi bem clara nos argumentos e opiniões. A cibercultura tem se tornado muito influente no contexto da educação, pelo fato de possuir diversas ferramentas que auxiliam nesse processo. Os profissionais da educação realmente devem ter mente aberta para aderir e analisar o melhor tipo de ferramenta para a aprendizagem de seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. O texto traz elementos significativos sobre a cibercultura na escola, a vontade e a garra de aprender a partir de novas ferramentas, o interagir com a cultura local, usando uma ferramenta rápida e dinâmica. Que levam professores a construir e desenvolver atividades diversificadas e motivadoras que ajudam no ensino e aprendizagem de forma prazerosa.

    ResponderExcluir